Parcerias

  • Home
  • Parcerias
  • Parcerias Institucionais

ICoN – Italian Culture on the Net é um consórcio formado por vinte universidades italianas que atuam em parceria com o Ministério das Relações Exteriores italiano.

O ICoN oferece um curso de graduação em Língua e Cultura Italiana destinado a estudantes estrangeiros e italianos residentes no exterior. São pré-requisitos para ingresso o conhecimento avançado da língua italiana e um título de estudo que dê acesso à universidade na Itália.

Atualmente o ICIB é sede oficial dos exames ICON.

Para mais informações sobre o consórcio ICoN:
http://www.italicon.it/

Os cursos de língua italiana do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro têm o selo de qualidade Itals Qualità, concedido pelo Laboratorio Itals, do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Ca' Foscari de Veneza.
O selo atesta a excelência da instituição no que diz respeito à estrutura e organização dos cursos ministrados, ao material didático, ao corpo docente e não-docente, e demais serviços que complementam o desenvolvimento de atividades ligadas ao ensino da língua italiana.

Para informações detalhadas sobre o Itals Qualità:
www.venus.unive.it/progetto_qualita



O Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro e o Centro di Ricerca e di Servizio DITALS da Università per Stranieri di Siena assinaram um convênio para a realização, na sede do ICIB em São Paulo, dos exames DITALS (Certificazione di Competenza in Didattica dell’Italiano a Stranieri). Serão oferecidas as certificações DITALS de 1o e de 2o nível.

Para informações detalhadas sobre o exame DITALS: http://ditals.unistrasi.it/

Com a mesma universidade foi assinado um convênio para a realização, na sede do ICIB em São Paulo, dos exames de certificação CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera). Serão oferecidos todos os níveis de competência previstos pela Università per Stranieri di Siena.

Para informações detalhadas sobre o exame CILS: http://cils.unistrasi.it/

O Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, fundado em 1945, é um órgão oficial do Governo Italiano, com sede na histórica mansão de Av. Higienópolis, 436. O edifício, construído nos anos 20, em estilo neoclássico, hospeda os escritórios administrativos e dispõe de uma sala biblioteca e um espaço destinado à sala multimídia.

A presença de 25 milhões de italianos e descendentes de italianos no Brasil confere ao Istituto uma tarefa importante e delicada:

  • manter vivas e reativar os valores da tradição e as ligações com a cultura de origem da comunidade que aqui chegou por ocasião do primeiro fluxo migratório em 1880 e que nunca mais se interrompeu;
  • enriquecer o panorama cultural com iniciativas voltadas não somente à promoção da língua e cultura italianas, mas também com ações de cooperação entre italianos e brasileiros em uma mútua troca de competências, experiências que visam a favorecer um eficaz câmbio intercultural;

Apresentar a imagem da Itália tanto como dona de um patrimônio clássico, como propulsora de iniciativas contemporâneas em diferentes âmbitos, através:

  • da organização de eventos no campo das artes aplicadas, como concertos, mostras, exposições de arquitetura, feiras de livro, festivais cinematográficos, representações teatrais, conferências e seminários;
  • uma biblioteca com aproximadamente 30 mil ítens, a maioria em língua italiana, entre livros, revistas, jornais e uma consistente videoteca;
  • cursos de língua e cultura italiana, com docentes qualificados e constantemente atualizados – todos os cursos de italiano do Istituto são ministrados em parceria com o ICIB;
  • serviço de informações sobre a Itália, cursos de língua italiana na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano.

http://www.iicsanpaolo.esteri.it/IIC_Sanpaolo



SCUOLA ITALIANA EUGENIO MONTALE, parceira do ICIB no MORUMBI desde 2007

A única escola internacional em São Paulo com duplo currículo ITALIANO-PORTUGUÊS. O diploma é reconhecido pelos Governos Brasileiro e Italiano e em todas as universidades da Europa.


A escola também oferece para adultos Cursos de Língua e Cultura ministrados por professores certificados com o selo Itals Qualità seguindo o padrão ICIB.